Ouvindo...

Lula diz que pretende reavaliar autonomia do Banco Central no fim do mandato de Campos Neto

Presidente afirmou que se economia não melhorar será preciso fazer mudanças na autonomia do banco

Presidente Lula tem feito várias críticas às políticas de juros do Banco Central

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista à CNN na quinta-feira (16), que pretende reavaliar a autonomia do Banco Central ao final do mandato de Roberto Campos Neto, atual presidente do órgão.

O mandato de Campos Neto vai até o dia 31 de dezembro de 2024. Ele assumiu o cargo no início de 2021 e tem mandato de quatro anos a frente do banco.

Veja mais: Lula anuncia aumento do salário mínimo e revisão da tabela do Imposto de Renda

“O que eu quero saber é o resultado (de um BC autônomo), o resultado vai ser melhor? Um Banco Central autônomo vai ser melhor? Vai melhorar a economia? Ótimo, mas se não melhorar, nós temos que mudar”, afirmou Lula.

“Vamos ver qual é a utilidade que a independência do Banco Central teve para este país. Se trouxe para o país uma coisa extraordinariamente positiva, não tem problema nenhum ele ser independente”, afirmou o presidente.

Lula, entretanto, destacou que o BC “não é independente, é autônomo”, ressaltando que a entidade tem compromissos com a sociedade brasileira, com o Congresso Nacional e com ele, presidente da República.

Missão de Haddad

Lula afirmou que não cabe a ele “ficar brigando” com Campos Neto, mas que se necessário, irá conversar com o presidente do Banco Central. O petista disse que seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem um papel mais fundamental nesta abordagem direta com Campos Neto.

“Eu acho que o Haddad tem toda a disposição para conversar com o presidente do BC. Já conversou várias vezes e vai continuar conversando. Se for necessário o presidente da República conversar com o presidente do BC, se for do interesse do Brasil, eu também não tenho problema nenhum em conversar com quem quer que seja”, afirmou.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.