O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que ainda precisa “tirar bolsonaristas” que estão no quadro de servidores federais.
Ele afirmou, durante lançamento do programa Minha Casa Minha Vida, que o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), terá que identificar os bolsonaristas “escondidos” e exonerar os “infiltrados” no governo federal.
“O que vocês tem que ter é um pouquinho de paciência porque estamos apenas há 40 dias no governo. A gente ainda nem conseguiu montar as equipes que a gente tem que montar. Porque nós temos que tirar bolsonaristas que estão lá escondidos às pencas”, afirmou o presidente em Santo Amaro (BA).
“A responsabilidade de tirar eles é do Rui Costa. É o Rui Costa que tem que assinar as medidas para tirar aquela gente que está infiltrada dentro do nosso governo”, continuou Lula.
O presidente citou as demissões de supostos aliados do ex-presidente Bolsonaro como justificativa para a demora no atendimento de demandas da população, como a criação de uma universidade no município.
Exonerações
Desde que assumiu, Lula tem feito uma “limpa” nos cargos públicos. Após os atos violentos do dia 8 de janeiro, o presidente exonerou ou dispensou mais de 150 militares na estrutura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e cargos variados no Planalto, a maioria de baixa patente, sem posição na cadeia de comando da segurança institucional.
Na última semana, o presidente destituiu três dos sete integrantes da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, que tinham sido indicados por Bolsonaro ao cargo.