O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicará Dilma Rousseff para presidir o banco dos BRICs. A economista Rita Mundim, comentarista da Itatiaia, analisa a notícia: “Lula parece obcecado em reescrever o passado”.
Veja e leia a coluna de Rita Mundim
“Desde a sua posse, o presidente Lula parece obcecado em reescrever o passado mudando a história e tentando provar que o que deu errado nos governos petistas pode dar certo.
Até aqui temos visto isso da porteira pra dentro. A indicação dos mesmos nomes de governos anteriores pra cargos estratégicos como Nelson Barbosa, diretor do BNDES, Mercadante, também do BNDES, Fernando Haddad, na Economia.
E a promessa das mesmas estratégias para atuação das Estatais, aquelas que foram delapidadas, Correios, Petrobras, Eletrobras e bancos públicos.
Agora, com a indicação de Dilma para os BRICs, ele repete o modos operantes do PT da porteira pra fora. Lula acolhe em cargos os seus filiados como um prêmio.
Essa é uma tentativa de provar que a economista Dilma Rousseff, ex-presidente que levou o Brasil a maior crise econômica da nossa história por levar o caos às contas públicas, tem currículo e competência pra substituir Marcos Troyjo, economista, diplomata, ex-professor da USP e do MIT nos Estados Unidos
Sai o técnico, entra a política. E que Deus proteja o novo Banco de Desenvolvimento. Afinal de contas, na minha opinião, governança é orai e vigiai”.