Ouvindo...

Bancada do PSOL pede cassação da senadora Damares Alves por situação de povo yanomami

Deputados da sigla querem que Conselho de Ética responsabilize ex-ministra dos Direitos Humanos por suposta negligência

PSOL quer cassar senadora Damares Alves por situação de calamidade em terra yanomami

A bancada do PSOL enviou nesta quinta-feira (9) uma representação ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e ao Conselho de Ética do Senado pedindo a cassação do mandato da senadora Damares Alves (Republicanos). Os deputados do PSOL afirmam que a ex-ministra dos Direitos Humanos é responsável pela crise humanitária enfrentada pelo povo yanomami.

Veja mais:

“Nossa bancada protocolou nesta quinta representação pela cassação do mandato de Damares Alves por responsabilidade na crise de saúde Yanomami. Verdadeiro genocídio indígena programado e articulado que precisa ser apurado”, anunciou o deputado Chico Alencar (PSOL).

De acordo com o documento elaborado pelo PSOL, Damares realizou “práticas incompatíveis com o exercício do mandato parlamentar”. A legenda acusa a ex-ministra de “usar a máquina pública como instrumento para uma política etnocida e racista contra os povos indígenas”.

O partido pede que Damares seja convocada para depor no Conselho de Ética do Senado e que também sejam convocados o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os ex-ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Eduardo Pazuello (Saúde).

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.