Ouvindo...

Ministério dos Direitos Humanos apura situação de Yanomami em Boa Vista

Missão oficial embarcou para Roraima neste domingo e vai elaborar relatório para guiar ações do governo federal

Equipe do Ministério dos Direitos Humanos irá investigar situação de indígenas nesta semana

Uma missão do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) desembarca neste domingo (29), em Boa Vista, para apurar a situação humanitária de indígenas Yanomami. Autoridades da pasta ficarão até a próxima quinta-feira (2) na capital de Roraima.

O objetivo é investigar, in loco, a situação dos indígenas e elaborar um relatório que servirá de base para a construção de políticas públicas voltadas para os Yanomami.

“A situação do povo Yanomami só será resolvida com políticas públicas que tenham um caráter de longa duração, ou na síntese perfeita do presidente Lula, com presença efetiva do Estado. Informações necessárias serão colhidas para uma atuação assertiva”, afirmou o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida.

A missão terá presença da secretária-executiva, Rita Oliveira; do secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves; da secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão; e do ouvidor nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato.

Além da viagem para Roraima, o MDHC também articula parcerias com entidades ligadas à sociedade civil para realizar ações emergenciais para atender aos indígenas. Entre elas estão a Central Única das Favelas (CUFA) e a Frente Nacional Antirracista (FNA).

Durante os cinco dias, a missão do ministério irá mapear os equipamentos públicos disponíveis no local e dialogar com lideranças indígenas e entidades que atuam no local, como Hutukara Associação Yanomami (HAY), Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), do Conselho Indígena de Roraima (CIR), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além do Instituto Socioambiental (ISA).

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.