Ouvindo...

Assembleia formaliza blocos e Zema terá 57 deputados na base governista

Oposição terá bloco com 20 parlamentares e governo terá dois blocos, um com 33 deputados e, outro, com 24

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) formalizou, nesta quinta-feira (9), o novo desenho dos blocos favoráveis e contrários ao governo Romeu Zema (Novo), neste segundo mandato. Serão três blocos parlamentares, sendo dois de apoio ao governo Zema e um de oposição.

A base de apoio ao Governo de Minas é formada por 57 deputados e a oposição terá 20 parlamentares.

O principal bloco de governo será o “Minas em Frente”, quer reunirá 33 deputados. O líder é Cássio Soares (PSD), do mesmo partido do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, derrotado por Zema na disputa ao Governo de Minas no ano passado.

Apesar da divisão do apoio em dois blocos, Soares não vê um enfraquecimento da base e promete um diálogo intenso entre essas frentes de governo.

“Vamos trabalhar o diálogo de forma exaustiva. Acho que acordo todo mundo cede de um lado, senão não seria acordo. Então todo projeto que chegar nos vamos debater antes, vamos conversar com demais parlamentares e chegar a um entendimento quando possível for. Quando não for possível o plenário seria soberano.”

Natural de Passos, Cássio Soares tem 41 anos e está no quarto mandato na Assembleia.

O outro bloco favorável ao governo Zema tem 24 deputados e terá como líder Gustavo Santana (PL) partido que encabeça a coalizão e que tem a maior bancada na Assembleia Legislativa.

Na última terça-feira (7) foi formalizado bloco de oposição a Zema, que contará com 20 deputados de cinco partidos. O líder do bloco é o deputado Ulysses Gomes (PT).

Após as definições dos blocos partidários na Assembleia, os deputados seguem em negociação para definir quem assumirá cada comissão. Os nomes devem ser oficializados já na próxima semana.

Júlio Vieira é repórter da Itatiaia.
Leia mais