A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), participou de forma virtual do encontro organizado pelo Grupo Lide neste sábado (4) e elogiou a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na punição de bolsonaristas que participaram dos atos no dia 8 de janeiro.
Veja mais: PGR denuncia mais 152 pessoas por atos antidemocráticos de 8 de janeiro
“Quero aqui render minhas homenagens ao STF, na figura do ministro Alexandre de Moraes, que com o rigor da lei, do devido processo legal e com base na constituição, tem sido rigoroso na tramitação do processo e na punição de golpistas”, afirmou a ministra.
Tebet elogiou o ex-governador de São Paulo João Doria, organizador do evento que acontece em Portugal, e disse que ele teve papel fundamental na vacinação contra a Covid-19. Sem citar o ex-presidente Bolsonaro, a ministra fez críticas ao último governo.
“O Brasil depois de uma tormenta retomou o lado certo da história. O Brasil, que eu sempre comparo a um transatlântico, passou por uma tormenta econômica, social, política, institucional e sanitária com um timoneiro que não tinha uma carta náutica. Ele não sabia ou não queria levar o Brasil para um porto seguro”, afirmou.
Três missões
A ministra afirmou que não entraria em detalhes sobre os desafios do Ministério do Planejamento, mas defendeu a aprovação da reforma tributária e citou outras medidas em discussão pela equipe econômica do governo Lula.
“Nós temos três grandes missões na área econômica: aprovar a reforma tributária, que há 30 anos tramita e dormita nas gavetas do Congresso Nacional; apresentar uma nova âncora ou arcabouço fiscal, para controlar os gastos e zerar o déficit fiscal que hoje está em torno de 2% do PIB; e por fim, apresentar ao Brasil o plano plurianual, que irá conduzir os destinos do Brasil nos próximos quatro anos”, disse Tebet.