Ouvindo...

TCE analisa contas de 2021 do governo Zema na próxima semana

Assembleia recomendou aos conselheiros que balanço seja rejeitado ou aprovado com ressalvas

TCE analisa, na próxima semana, contas do governo Zema de 2021

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) analisa, na próxima semana, o balanço das contas do governador Romeu Zema (Novo) referente ao ano de 2021. A apreciação ocorre em sessão extraordinária marcada para a próxima quarta-feira (3). O relator do processo é o conselheiro Gilberto Diniz e, o revisto, é Durval Ângelo.

O julgamento terá como base o parecer prévio elaborado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que recomendou ao TCE que as contas de Zema sejam rejeitadas ou aprovadas com ressalvas.

Cabe ao Tribunal, além de analisar o balanço, fazer recomendações ao Governo de Minas. A decisão, no entanto, não tem efeito prático, já que devem ser julgadas pelos deputados estaduais.

Contas 2020

Em dezembro do ano passado, o TCE-MG analisou as contas do governo Zema relacionadas ao exercício do ano 2020.

O relator do processo, conselheiro Cláudio Terrão, e o revisor, conselheiro Gilberto Diniz, apresentaram voto pela aprovação das contas com ressalvas, posição que foi seguida pela maioria do tribunal. Os conselheiros Wanderley Ávila, José Alves Viana e Adonias Monteiro também acompanharam o voto do relator.

Após pedido de vista, o conselheiro Durval Ângelo leu seu voto acompanhando a aprovação com ressalvas de Terrão e Diniz, mas apontou questionamentos sobre gastos com pessoal e os gastos mínimos previstos para a saúde. Ele citou também as recomendações feitas pelo relator sobre o limite da dívida do estado.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.