Ouvindo...

Veja quem são os alvos da operação Lesa Pátria, da PF, em Minas Gerais

Operação Lesa Pátria apura a participação e o financiamento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Centenas de pessoas invadiram os prédios do STF, Congresso e Planalto no dia 8 de janeiro

A Polícia Federal cumpriu seis mandados da nova fase da operação Lesa Pátria em Minas, na manhã desta sexta-feira (27). Dois deles são mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão.

Veja mais: PF cumpre 11 mandados de prisão de pessoas que participaram de atos antidemocráticos

Os alvos da PF são suspeitos de terem participado ou financiado os atos antidemocráticos que aconteceram em Brasília, no dia 8 de janeiro, e resultaram na invasão das sedes dos Três Poderes.

Os dois mandados de prisão preventiva aconteceram em Juiz de Fora. Eduardo Barcelos e Marcelo Eberle Motta foram detidos durante a operação.

Eduardo Barcelos, conhecido como Dudu Barcelos, é um advogado e trabalha na assessoria jurídica da Santa Casa de Misericórdia de Cataguases. Ele fez vídeos em Brasília no dia 8 de janeiro na Esplanada dos Ministérios e próximo ao Congresso Nacional.

Em um dos vídeos postados em suas redes, ele mostra os manifestantes subindo a rampa do Congresso. “Invadimos. Olha o povo subindo a rampa, gás lacrimogêneo, bomba. É o povo reintegrando posse. Abaixo o comunismo. Loucura, loucura. Povo guerreiro”, diz Barcelos no vídeo.

Outro suspeito que foi detido em Juiz de Fora é Marcelo Eberle Motta, coordenador do movimento “Direita Vive!” de Juiz de Fora. Ele também fez vídeos e postagens nas redes sociais durante as invasões das sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro.

Fernando Junqueira foi o terceiro alvo da Polícia Federal. Os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão em sua casa, em Leopoldina, na Zona da Mata.

“A meu amigo Tonico e a todos os leopoldinenses que contribuíram para que nós pudéssemos estar aqui representando vocês. Saibam que não foi atoa. Estamos em concentração em frente ao QG de Duque de Caxias. Estamos aguardando orientações para seguirmos para a praça dos Três Poderes. A multidão não para de chegar, já tem mais de 10 mil ônibus aqui, barracas e acampamentos. Podem ter certeza, não arredaremos o pé enquanto nossos objetivos de liberdade foram alcançados. Chega da ditadura da toga

Outros dois mandados de busca a apreensão foi cumprido em Argirita, também na região da Zona da Mata.

Lesa Pátria 3ª Fase

Mandados expedidos para Minas Gerais

Juiz de Fora – um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão

Cataguases - um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão

Argirita/MG – dois mandados de busca e apreensão

FONTE: Polícia Federal

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.