O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), participa na manhã desta sexta-feira (27) da primeira reunião entre os chefes de governos estaduais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para apresentação de projetos prioritários de cada estado e do Distrito Federal.
Na reunião desta sexta-feira (27),
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Zema falou sobre as propostas.
Melhoria nas rodovias federais
“Nós temos três prioridades macro para Minas Gerais: a primeira é a questão de infraestrutura de vias federais. Nós temos hoje é BRs federais que deixam muito a desejar e estão em uma situação muito ruim. Nós queremos que essas estradas sejam recuperadas o quanto antes”, cobrou o governador.
Zema citou os casos da BR-262, que liga Belo Horizonte ao Triângulo Mineiro; a BR-381, que sai da capital mineira em direção ao Leste de Minas; e a BR-040, de Belo Horizonte até o Rio de Janeiro.
“São vias federais que precisam de investimentos que precisam ser melhoradas”, opina o governador.
Represas no Norte de Minas
Outra demanda que envolve o governo federal e que será levada por Zema a Lula é a conclusão das obras de duas barragens, nas cidades de Berizal e Jequitaí, no Norte de Minas Gerais.
As obras na barragem de Berizal começaram em 1997, ainda no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mas foram interrompidas cinco anos depois por decisão do Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam), por falta de licenciamento ambiental.
De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do governo federal, em 2004 o Tribunal de Contas da União (TCU) colocou a obra em uma lista de obras com irregularidades graves, o que só foi sanado em 2020.
Já a
“Queremos que essas duas represas, fundamentais para o progresso do Norte de Minas, seja concluídas”, afirmou.
Metrô, Regime de Recuperação Fiscal e acordo de Mariana
Outros pontos levantados pelo governador Romeu Zema são projetos que estão em andamento no governo federal e que contam com o desejo de terem continuidade no novo governo.
Um deles é a
Leia também:
“E temos ainda o ponto principal que é a conclusão do acordo do
A reunião com Governadores dos Estados e do Distrito Federal está marcada para as 9h30 desta sexta-feira (27). Após o encontro, haverá um almoço entre o presidente Lula e os chefes de governos estaduais.