Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Zema vai pedir a Lula assinatura de concessão do metrô e manutenção da RRF

Governador desembarca nesta quinta (26) em Brasília para participar do Fórum de Governadores. Na sexta (27), os chefes dos executivos estaduais se reúnem com Lula

Reunião de Lula com os governadores

Reunião de Lula com os governadores

Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O Governador Romeu Zema (Novo) chega nesta quinta-feira (26) em Brasília para participar às 17h, da reunião preparativa do Fórum de Governadores para o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (25), que está marcado para sexta-feira às 9h30. Cada governador vai apresentar três prioridades para o governo federal.

Metrô

Pelo que a coluna apurou, Zema pedirá à Lula a assinatura do contrato da privatização do metrô de Belo Horizonte, que foi leiloado em dezembro. Após a assinatura da União, a CBTU passa a ser responsabilidade da inciativa privada e a gestão do contrato e as próximas concessões serão de responsabilidade do Governo de Minas.

RRF

Outro pleito de Zema é a confirmação da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal que não foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas foi autorizada pela justiça. O Governo de Minas aderiu, mas tem até julho para enviar o projeto de contenção de gastos em troca da renegociação da dívida do Estado com a União, e o governo federal pode aceitar ou não a proposta. O temor da gestão estadual é que o Governo Lula desista do Regime de Recuperação Fiscal.

Rodovias

A duplicação da BR 381, que não teve interessados nos últimos editais, também é uma das reivindicações do governador mineiro, que vai pedir ainda a relicitação de trechos da BR 262 e 040, que foram devolvidos pelos concessionários.

Em entrevista à Itatiaia, na semana retrasada, o secretário de saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, disse que, segundo a ministra Nísia Trindade, a saúde seria tema central no segundo encontro de Lula com os governadores. A primeira reunião foi realizada de forma emergencial na segunda semana de janeiro, logo após a invasão dos prédios dos três poderes por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia, podcaster no “Abrindo o Jogo” e mestre em ciência política pela UFMG. Graduou-se pelo Uni-BH e diplomou-se em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi produtora e apresentadora. Em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais