O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou na noite de quarta-feira (18) uma edição extra do Diário Oficial da União com mudanças no comando da Polícia Federal e com a exoneração de 26 superintendentes regionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O superintendente da PRF em Minas, Bruno Schneider Raslan, foi dispensado pelo governo federal. Ele estava no cargo desde o início do ano passado. A PRF-MG está sendo comandada por Matheus Hora Diniz Fiorino da Costa Oliveira, que atua como superintendente substituto.
Também houve mudanças no comando da PF em Minas. O delegado Marcelo Salvio Rezende Vieiras deixa a função de superintendente regional da PF em Minas e no seu lugar assume a delegada Tatiana Alves Torres.
Mudanças nas regras de nomeação
Na primeira semana do governo, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), alterou as regras para as nomeações na Polícia Federal.
De acordo com uma portaria de 2018, só poderiam ser diretor do órgão um delegado de classe especial, com mais de 10 anos de exercício e com passagem por posto em comissão do Grupo Direção e Assessoramento Superior”.
O ministro reduziu os requisitos exigidos para comandar a PF e o cargo exige apenas que o nomeado seja de classe especial.