A deputada estadual eleita Chiara Biondini (PP) corre o risco de não tomar posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais por conta da sua idade. O primeiro suplente de seu partido, Heleno Marcio de Melo Boy, conhecido Heleno do Hospital (PP), entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para poder ficar com a vaga. Heleno teve 33.101 votos e, Chiara, 34.126 votos.
Chiara foi intimada pelo desembargador Maurício Soares nesta segunda-feira (16) para apresentar sua defesa. Ela alega que não foi informada oficialmente sobre o processo, mas argumenta que uma ação semelhante foi impetrada no TRE-MG no ano passado e que deu ganho de causa a ela. O processo em questão transitou em julgado, o que quer dizer que não há mais possibilidade de recurso.
“Eventual novidade não passará de uma tentativa requentada, que, confio, terá o mesmo desfecho improcedente”, afirma.
Chiara foi intimada pelo desembargador Maurício Soares nesta segunda-feira (16) para apresentar sua defesa.
Mesmo sem assumir o cargo oficialmente, e com a situação nas mãos da Justiça Eleitoral, Chiara Biondini já se comporta como deputada estadual. Nesta terça-feira (17), ela participou da reunião de posse da nova diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Confira a nota de Chiara na íntegra:
“Não tenho conhecimento desse processo e nem fui intimada pelo TRE até o exato momento. Levando a crer, se verdadeiro, que alguém desrespeitou sua natureza sigilosa, pois não consta do site público do tribunal qualquer processo nesse sentido. Portanto não posso comentar sobre algo que não conheço.
O caso já foi julgado e transitou em julgado na justiça eleitoral. Eventual novidade não passará de uma tentativa requentada, que, confio, terá o mesmo desfecho improcedente.
Em todo caso, não duvido de eventual tentativa de alguns de tentar boicotar a participação feminina e jovem na política. Mas é lamentável saber que alguém que não venceu na urna, está tentando entrar na política pelas “portas do fundo”, de maneira tão covarde e baixa. Quem for o autor disso deixará a sua digital eternizada”.