Ouvindo...

Governo federal indica Belém para sediar COP30, marcada para 2025

Em novembro do ano passado, após ter sido eleito, Lula sugeriu à ONU que fizesse o encontro em uma cidade da Amazônia

Lula se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho, nesta quarta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (11) que o Ministério das Relações Exteriores formalizou a candidatura de Belém (PA), para sediar a COP30, em 2025.

“Esperamos poder receber o maior evento climático do mundo em uma cidade parte da Amazônia brasileira”, disse, em seu perfil no Twitter.

“Eu tinha assumido o compromisso no Egito, na COP27, que a COP30 poderia ser realizada no Brasil. Fiquei feliz quando nosso ministro [das Relações Exteriores] Mauro Vieira formalizou a cidade de Belém. Quero que a gente esteja lá para uma bela COP”, disse Lula, em vídeo, acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho.

No mesmo vídeo, Helder destacou a importância e a dimensão de trazer a discussão sobre questões climáticas para o Brasil. “Belém, no estado do Pará, estará de portas abertas para debater a Amazônia, para discutir o clima no mundo, encontrar soluções e agradeço o gesto do governo federal para com Belém, o Pará e a Amazônia”.

A Agência Brasil, fonte oficial de notícias do Governo Federal, oferece acesso gratuito e imediato às últimas informações sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo.