O senador Hamilton Mourão (Republicanos), ex-vice de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que as prisões das pessoas que estavam no acampamento em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, mostra que o governo Lula atua de forma “amadora, desumana e ilegal”.
Veja mais:
Por meio de suas redes sociais, Mourão cobrou ações rápidas dos parlamentares e de entidades ligadas aos direitos humanos para buscar uma solução para os detidos na Academia Nacional de Polícia.
“A detenção indiscriminada de mais de 1.200 pessoas, que hoje estão confinadas em condições precárias nas instalações da Polícia Federal em Brasília, mostra que o novo Governo, coerente com suas raízes marxistas-leninistas, age de forma amadora, desumana e ilegal. O Brasil e as pessoas detidas esperam ações rápidas dos nossos parlamentares em mandato e das verdadeiras entidades ligadas aos Direitos Humanos”, escreveu Mourão.
Após as invasões e depredações dos prédios dos Três Poderes no domingo (8), cerca de 1.500 pessoas foram presas em Brasília. Na manhã de segunda-feira (9), 1.200 pessoas que estavam acampadas em frente ao QG do Exército foram levadas de ônibus para o galpão da Academia de Polícia.
Os detidos estão sendo registrados, fichados e ouvidos pelas autoridades de segurança. Na noite de segunda-feira, cerca de 240 idosos e mulheres com crianças foram liberadas.