A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (2), o Edital de Chamamento Internacional nº 17/2025 com o objetivo de identificar fabricantes e distribuidores internacionais do medicamento Fomepizol. Esse medicamento é utilizado como antídoto no tratamento de intoxicação oral por metanol, uma situação grave que pode provocar danos severos à saúde e até o risco de morte.
O Fomepizol será adquirido em ampolas de 1,5 ml, com concentração de 1000 mg/ml. Atualmente, esse medicamento não possui registro sanitário aprovado pela Anvisa no Brasil, o que torna necessária a busca por fornecedores internacionais para garantir seu abastecimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os fabricantes e distribuidores internacionais do Fomepizol são convidados a participar do chamamento público, enviando suas propostas por meio de formulário eletrônico disponível no site da Anvisa. O prazo para envio das contribuições é de 30 dias a partir da publicação oficial do edital, prevista para o Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 3 de outubro de 2025.