Ouvindo...

Brasília: cerca de 200 pessoas foram presas em flagrante e 40 ônibus apreendidos

Planalto, STF e Congresso foram depredados. Segurança no Distrito Federal está sendo reforçada

Cerca de 200 pessoas foram presas em flagrante até as 20h30 deste domingo (8), em Brasília, de acordo com Flávio Dino (PSB), Ministro da Justiça e Segurança Pública. Durante entrevista coletiva ele informou que ainda não é possível fazer o balanço das prisões, pois o prazo de flagrante ainda está valendo e mais pessoas podem ser presas nas próximas horas.

Também foram apreendidos cerca de 40 ônibus. De acordo com o Ministro, todos os veículos que iam a Brasília e os financiadores deles já foram identificados e, com base nesses e outros dados, novos pedidos de prisão preventiva podem ser feitos. O Ministro disse que todos os prédios depredados já foram desocupados. Os danos foram gravíssimos e todos eles estão sendo periciados. O Ministro classificou os ataques deste domingo (8) como “uma tentativa muito grave de destruição do estado democrático de direito”.

Segurança

Flávio Dino relatou que ontem (7), houve mudanças de última hora no planejamento da segurança em Brasília para este domingo, mas que o governo do DF afirmou que a situação estaria sob controle. “O governador Ibaneis [Rocha, do DF], com toda certeza, ao efetuar um pedido de desculpas públicas está reconhecendo que algo deu errado no planejamento e quero crer que ele vai apurar as responsabilidades em relação àqueles que não cumpriram seus deveres constitucionais”, afirmou Dino.

Depois dos atos, foi decretada intervenção federal no Distrito Federal. O interventor nomeado, Ricardo Capelli, estava nesta noite acompanhando ações nas proximidades da rodoviária.

A segurança está sendo reforçada em Brasília. O Ministro informou que alguns governadores estão cedendo policiais militares para o policiamento em Brasília a partir desta segunda (9). O interventor Ricardo Capelli também vai solicitar cessão de militares ao Ministério da Defesa.

Leia mais:

Invasões em Brasília

Manifestantes invadiram os prédios do Congresso, do STF e o Palácio do Planalto em Brasília neste domingo (8) e depredaram os locais. Eles estavam reunidos em manifestação na Praça dos Três Poderes quando furaram o bloqueio e invadiram os prédios.

Saiba tudo o que aconteceu em Brasília neste domingo.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Leia mais