O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou para a manhã desta sexta-feira (6) a primeira reunião ministerial desde que tomou posse, no último domingo (1º). O encontro está marcado para as 9h30, no Palácio do Planalto.
Durante a semana, algumas declarações truncadas entre ministros de diferentes pastas provocou
O caso mais flagrante foi o do ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), que disse que a reforma da Previdência seria reavaliada pelo governo, mas foi
“Não há nenhuma proposta sendo analisada ou pensada”, disse Costa, em oposição às declarações de Lupi.
De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), a reunião ministerial marca o pontapé inicial do governo.
“Para fazermos avaliação da composição, como estão o início das ações do governo, como se constrói uma boa relação federativa. De certa forma, é um acolhimento de novos ministros e ministras”, afirmou em um vídeo divulgado pela sua assessoria de imprensa.
“Vamos conversar um pouco sobre medidas que cada ministério está analisando a partir dos 100 dias, dos relatórios trazidos pelo GT de transição”, completou Padilha.
Os 37 ministros anunciados por Lula no fim de dezembro tomaram posse ao longo da semana, que foi marcada por cerimônias tanto no Planalto como na Esplanada dos Ministérios.
As posses mais disputadas foram a dos ministros da área econômica - Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e Simone Tebet (Planejamento) - e do Meio Ambiente, ocupado por Marina Silva.