Ouvindo...

Com Bolsonaro, avião presidencial decola de Brasília com destino aos EUA

Presidente embarcou com destino a Orlando na tarde desta sexta-feira (30); ainda não há informações sobre o retorno

Avião presidencial, com Bolsonaro, foi flagrado deixando a Base Aérea de Brasília

O avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou às 14h02 desta sexta-feira (30), com o presidente Jair Bolsonaro (PL) à bordo, com destino aos Estados Unidos. A imagem da aeronave deixando a Base Aérea de Brasília foi flagrada por veículos de comunicação e compartilhada em redes sociais.

O presidente tem como destino a cidade de Orlando, na Flórida, para onde uma equipe preparatória embarcou na madrugada da última quarta-feira (28) para preparar sua chegada. À CNN Brasil, o presidente confirmou, por meio de mensagem que estava em um vôo e que voltaria “em breve”.

A aeronave seguiu em direção ao Aeroporto de Boa Vista, onde parou para abastecer por volta das 16h e retomou vôo às 17h05 com destino ao Aeroporto de Orlando. Na cidade norte-americana, o presidente deve ficar hospedada na mansão do ex-lutador de MMA, José Aldo, que declarou apoio a Bolsonaro nas eleições deste ano.

O governo federal publicou, na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU), uma autorização para quatro servidores viajaram para Orlando ainda hoje. Todos eles fazem parte da lista de assessores que Bolsonaro nomeou para integrar sua equipe como ex-presidente. Dentre eles está o subtenente da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Max Guilherme Machado de Moura. Sérgio Cordeiro, Osmar Crivelatti e Ricardo Dias também integram a lista.

“Resolve autorizar o afastamento do país dos servidores nomeados para compor o apoio a ex-presidentes da República da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República, para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, em agenda internacional a realizar-se em Miami/Estados Unidos da América, no período de 1º a 30 de janeiro de 2023", diz o texto do despacho.

Uma equipe também ligada à Presidência da República já havia embarcado rumo a Orlando na madrugada da última quarta-feira (28). Esta equipe chamada de “precursora” é a responsável por preparar a chegada do presidente sempre em que há uma viagem oficial.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.