O superintendente de Mobilidade da prefeitura de Belo Horizonte, André Dantas, apresentou um relatório com o resultado dos primeiros meses em que as empresas de ônibus da capital receberam dinheiro público para melhorar o transporte público na cidade.
Ele participou de reunião do Grupo de Trabalho de Mobilidade de BH, na manhã desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Dantas apresentou dados sobre os resultados obtidos até o dia 11 de agosto. Segundo o superintendente, 97% das linhas já tiveram aumentos de viagem e os 3% restantes só não tiveram aumento porque já estavam com atendimento suficiente ao público.
O superintendente afirmou que nos finais de semana já foram registrados aumentos no número de viagens, sendo que no sábado o aumento foi de 95% nas viagens e no domingo o aumento foi de 98%.
Durante os dias úteis, a linha que mais aumentou as viagens foi a 5250, que faz trajeto entre a estação Pampulha e o bairro Betânia - com 179 viagens diárias antes da pandemia e agora com quase 300 viagens diárias.
O superintendente disse que antes da pandemia, por dia eram cerca de 1,1 milhão de passageiros rodando no transporte coletivo de BH. O número caiu durante a pandemia, mas nas últimas semanas o número voltou a ficar acima de 1 milhão de usuários.
O acordo entre a prefeitura de BH e as concessionárias de ônibus está em vigor desde 2 de julho, quando foi aprovada a lei 11.367, que autorizou o Executivo a conceder subsídio de R$ 237,5 milhões para as empresas. A contrapartida acordada foi a melhoria no transporte coletivo oferecido aos usuários, com aumento de viagens e cumprimento dos horários.