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‘Rodoanel é a única solução para Anel Rodoviário’, diz secretário de Infraestrutura

Governo aposta na nova rodovia para retirar veículos pesados, como caminhões e carretas, do Anel Rodoviário de BH

O secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, comentou o acidente que aconteceu no Anel Rodoviário na madrugada desta quarta-feira (13) e defendeu que a construção do Rodoanel é a solução para evitar os recorrentes acidentes na via.

“O problema não é apenas o trecho do Betânia. Esse acidente ocorreu na Vila da Luz, noroeste da cidade. O Rodoanel é a única solução para o Anel Rodoviário de BH. Temos que avançar com rapidez”, disse Marcato.

A secretaria de Infraestrutura aposta no Rodoanel, estrada que terá quatro alças ligando as BRs 381, 262 e 040, como forma de retirar o trânsito pesado de caminhões e carretas do Anel Rodoviário.

A obra será feita por meio de uma parceria-pública-privada (PPP). A empresa vencedora será responsável pela elaboração dos projetos, construção da nova rodovia e operação pelos próximos 30 anos.

Para viabilizar o Rodoanel, o estado prevê investimentos de R$ 3 bilhões, recurso do acordo de reparação firmado com a mineradora Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho. A empresa que assumir o trecho vai investir mais R$ 2 bilhões.

O leilão chegou a ser suspenso por uma decisão judicial, após questionamentos feitos pela prefeitura de Contagem, mas nesta terça-feira (12) uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) derrubou a suspensão e o leilão foi mantido para 28 de julho.

A prefeitura de Contagem alega que a obra trará problemas ambientais na Área de Proteção Ambiental (APA) de Várzea das Flores. A secretaria de Infraestrutura diz que todas as licenças ambientais serão discutidas na fase de elaboração dos projetos.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
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