Mordidas de cães motivadas por medo, defesa ou dominância são mais comuns do que se imagina e podem causar danos físicos, emocionais e até gerar implicações legais. Embora casos de
Profissionais da área da saúde animal recomendam que, ao sofrer uma mordida, a pessoa lave imediatamente a área afetada com água e sabão em abundância. Em seguida, é fundamental procurar atendimento em um posto de saúde, onde será avaliada a necessidade de vacinação contra o
Além do tratamento imediato, é importante observar o comportamento do cão responsável pela mordida durante os 10 dias seguintes, para descartar qualquer risco de raiva.
Onde procurar ajuda?
Caso o animal venha a falecer nesse período, a pessoa lesionada deve se dirigir rapidamente ao Centro de Controle de Zoonoses, registrar um boletim de ocorrência e solicitar a vacinação antirrábica. Esse procedimento também é indicado caso o cão não possa ser identificado.
Sinais de alerta para adultos e crianças
É fundamental que todos aprendam a reconhecer os sinais de alerta em cães, como rosnados, latidos intensos, olhar fixo, orelhas para trás, pelos eriçados nas costas e cauda entre as pernas. Compreender a linguagem corporal dos cães pode evitar muitos acidentes envolvendo mordidas.