Ouvindo...

Não vi o que me picou: como identificar o inseto e quando procurar ajuda médica

Identificar a origem da picada é fundamental para adotar as medidas corretas e evitar complicações

A picada de aranhas peçonhentas, como aranha-marrom e armadeira, podem ser mais dolorosas e apresentar sintomas específicos

É comum acordarmos com uma marca avermelhada na pele ou sentirmos uma picada sem ter visto o que nos atingiu.

Nessas situações, surge a dúvida: teria sido uma aranha ou um inseto? Identificar a origem da picada é fundamental para adotar as medidas corretas e evitar complicações.

Muitas picadas de insetos e aranhas podem até ser semelhantes à primeira vista, mas há características que ajudam na identificação. Veja:

  • Picadas de insetos

No caso de insetos como mosquitos, formigas, pulgas, as picadas geralmente causam coceira, são pequenas, avermelhadas e podem surgir em grupos ou linhas.

Normalmente, não provocam dor intensa e tendem a desaparecer em poucos dias sem maiores complicações.

  • Picadas de aranhas

Já a picada de aranhas peçonhentas, como aranha-marrom e armadeira, podem ser mais dolorosas e apresentar sintomas específicos.

Por exemplo, a picada da aranha-marrom pode inicialmente ser indolor, mas após algumas horas pode surgir uma lesão arroxeada que evolui para necrose.

A picada da armadeira causa dor imediata, vermelhidão e inchaço local, podendo haver sintomas sistêmicos como sudorese e vômitos.

Leia também

Sinais de alerta para picadas de aranhas peçonhentas

Alguns sintomas indicam a necessidade de atenção médica imediata. Em caso de dor intensa, por exemplo, dor intensa e imediata no local da picada é característica da picada da armadeira.

Lesão que aumenta de tamanho, torna-se escura ou apresenta necrose é comum em picadas de aranha-marrom.

Sintomas sistêmicos como náusea, vômito, sudorese intensa, febre, palpitações ou dificuldade respiratória e o aparecimento de bolhas ou manchas roxas ao redor da picada sinaliza veneno.

Medidas imediatas após uma picada suspeita

Em caso picada e suspeita de que se trate de uma aranha peçonhenta, lave o local da picada com água e sabão, aplique compressas mornas para aliviar a dor e o inchaço, e mantenha elevado o membro afetado para reduzir o inchaço.

Não tente espremer ou cortar o local da picada e procure atendimento médico, especialmente se os sintomas forem intensos ou se houver suspeita de picada por aranha peçonhenta.

Como evitar picadas de aranhas e outros insetos

Algumas medidas simples podem reduzir o risco de picadas:

  • Mantenha a casa limpa e organizada: evite o acúmulo de entulhos, roupas e calçados espalhados, pois podem servir de esconderijo para aranhas.
  • Sacuda roupas e calçados antes de usá-los: principalmente se estiverem guardados por longos períodos.
  • Use telas em janelas e portas: isso dificulta a entrada de insetos e aranhas.
  • Evite andar descalço em áreas propensas a presença de aranhas: como jardins, depósitos ou locais com vegetação densa.
Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.