Geralmente, animais domésticos são adotados e recebem amor e carinho de seus tutores. No entanto, em algumas situações isso não acontece e cachorros, gatos e outros bichos podem ser vítimas de maus-tratos.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), números de janeiro e fevereiro deste ano apontam aumento de 37% nas denúncias de maus-tratos a animais em Minas Gerais se comparados ao mesmo período do ano passado. Em relação ao registro do crime, o aumento foi de 24,7%.
Denúncias
As denúncias de maus-tratos aos animais podem ser feitas de forma anônima, pelo Disque-Denúncia 181, ou pessoalmente em qualquer Delegacia da Polícia Civil.
Em Belo Horizonte, também é possível denunciar comparecendo à Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna, situada na Rua Bernardo Guimarães, 1571/2º andar, Lourdes.
Na capital mineira, denúncias sobre condições de higiene e limpeza na criação de animais também podem ser feitas pelo telefone 156 e pelo aplicativo PBH APP.
Como forma de combater os maus tratos aos animais, a Polícia Civil de Minas Gerais disponibiliza a cartilha “Como são investigados os casos de maus-tratos aos animais?”. Clique aqui e acesse a cartilha.
Leia mais: