A ovelha Fiona, que passou dois anos vivendo sozinha na encosta de um penhasco na Escócia, passou pela sua primeira tosquia depois do seu resgate, que aconteceu em 2023.
O animal ficou conhecido mundialmente como a ovelha mais solitária da Grã-Bretanha. O penhasco em que ela estava presa fica em uma praia remota em uma ilha nas Terras Altas da Escócia.
Fiona está na casa da fazendeira que liderou a equipe de cinco pessoas que fizeram o seu resgate. Cammy Wilson, dono da Fazenda Dalscone, foi quem fez a tosquia, raspando a cobertura de pelos até a pele do animal. A finalidade do processo é aliviar o peso que a ovelha estava carregando e melhorar a qualidade de vida dela.
De acordo com o responsável por cuidar dela, Ben Best, o objetivo foi cumprido. “O novo visual a transformou completamente, e ela está muito mais confortável, ofegando menos”, disse ao jornal britânico Daily Mail.
A tosquia foi assistida por centenas de expectadores, que puderam levar para casa um souvenir: cada um levou um tufo de lã para casa como lembrança. Apesar de ter sido a primeira vez que Fiona encarou uma máquina de tosquiar, ela se comportou muito bem.
“Ela estava sendo tosquiada e as máquinas zumbiam. Ela poderia ter dado um chute, mas ela foi absolutamente perfeita, e se comportou de forma impecável”, declarou Ben.
Leia mais:
Diária para deixar animais em hotéis para cachorros está quase 40% mais cara em BH RS lança plataforma para identificar animais e facilitar reencontro com tutores ‘Cachorro mais feio do mundo’ é eleito na Califórnia; saiba qual é a raça
Como Fiona se consagrou como a ovelha mais solitária da Grã-Bretanha
Fiona, como foi batizada pelos fazendeiros que fizeram o seu resgate, passou pelo menos dois anos isolada, e só sobreviveu porque as condições do local em que ela estava eram favoráveis. Ela tinha grama para se alimentar, água e podia se abrigar dos fenômenos climáticos rigorosos em uma caverna.
A decisão de resgatar o animal veio depois que ela ganhou notoriedade nas redes sociais, e cinco fazendeiros, liderados por Cammy Wilson, içaram a ovelha colina acima. De início, ela iria para um santuário de animais próximo de Glasgow, na Escócia, mas os responsáveis pelo resgate escolheram a Fazenda Dalscone, onde Fiona está até hoje.
*Sob supervisão de Felippe Drummond