A leishmaniose canina é uma doença que pode ser fatal para os cães, caso não seja diagnosticada precocemente. A partir do diagnóstico, é possível iniciar o tratamento, de forma a diminuir o impacto da enfermidade na qualidade de vida do cão.
“O diagnóstico da leishmaniose em cães é realizado por meio da associação dos exames clínicos e laboratoriais”, explica o médico veterinário Márcio Magno. “Técnicas como o ensaio de imunoabsorção enzimática (Elisa) e a reação de imunofluorescência indireta (Rifi) são métodos sorológicos e buscam detectar anticorpos contra o parasita. Há também técnicas que identificam diretamente o parasita, como a citologia e a reação em cadeia da polimerase (PCR)”, conclui o doutor.
As orientações do veterinário seguem também os critérios estipulados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), importante instituto brasileiro de ciências biológicas e tecnologia localizada na cidade de Belo Horizonte.
Diagnóstico gratuito em BH
Em caso de suspeita de leishmaniose canina, os tutores de Belo Horizonte podem solicitar a realização de um teste gratuito da doença para seus pets. Isso pode ser feito por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) — telefone 156 —, pelo aplicativo para celular da Prefeitura ou pelo
Quando a coleta de sangue é agendada, os profissionais do controle de zoonoses realizam mais de uma tentativa de visita. Caso a pessoa não seja encontrada, é efetuada a baixa do pedido no sistema.
A partir disso, a equipe responsável pode realizar a coleta em até 10 dias úteis. O resultado do exame, a partir da coleta de sangue do cão, é disponibilizado em até 30 dias.
Após o resultado
Caso o resultado do exame do seu cão seja reagente (positivo), o serviço de controle de zoonoses entrará em contato para informar o diagnóstico e agendar o possível recolhimento do cão soropositivo. Devido ao grande volume, laudos de resultados negativos não são comunicados ou entregues.
Se após 30 dias da data da coleta do sangue canino não houver a comunicação, o tutor pode considerar o resultado do exame do cão “negativo”.
Quais os principais sintomas da leishmaniose canina?
Conforme explicado pelo médico veterinário Márcio Magno, os principais sintomas da
- Emagrecimento;
- Crescimento exagerado das unhas;
- Pele com seborreia;
- Caspa;
- Descamação;
- Queda de pelos;
- Feridas na pele;
- E aumento dos linfonodos.
* Com supervisão de Marina Dias.