Ouvindo...

Leish-tec: vacina contra leishmaniose canina segue suspensa? Veja o que diz órgão oficial

Imunizante está suspenso desde maio de 2023

Confira atual situação da vacina

A Leish-tec, vacina contra leishmaniose, vai completar um ano de suspensão em maio. Após fiscalização realizada entre os dias 8 e 11 de maio de 2023, foi constatado desvio de conformidade do produto, que pode ocasionar falta de eficácia da vacina, gerando risco à saúde animal e à saúde humana.

Desenvolvida na UFMG, a vacina segue suspensa pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O Mapa informou que a empresa titular da vacina — Ceva Saúde Animal — ainda não atendeu às exigências técnico-legais necessárias para o produto estar adequado para voltar à comercialização.

Leia também

Além disso, o Ministério informou que, no Brasil, não há outra vacina para leishmaniose canina registrada disponível no mercado. No entanto, sabe-se que há pelo menos outras duas vacinas contra a doença em fase de desenvolvimento no país.

Enquanto não há uma vacina para a doença, é preciso investir na prevenção. Confira quais são as principais medidas para controle de vetores, segundo médico veterinário, Márcio Magno, da clínica Veterinário em casa.

  • Coleira com efeito repelente;
  • Limpeza periódica dos quintais;
  • Retirada da matéria orgânica (folhas, frutos - locais onde os mosquitos se desenvolvem)
  • Medidas de conscientização da população


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia