Ouvindo...

Projeto Ariadnes realiza oficina sobre cobertura jornalística de feminicídios

Atividade ocorre nesta quinta-feira (30), às 17h, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFOP, em Mariana

O Ariadnes – Observatório de Mídia, Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realiza a oficina “Como Cobrir Feminicídios e Violência Contra a Mulher com Rigor Ético na Hard News” no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em Mariana. O evento será realizado na quinta-feira (30), às 17h, terá emissão de certificado e é voltado a estudantes e jornalistas da Região dos Inconfidentes.

A oficina capacita os participantes para a cobertura de crimes de gênero, evitando revitimização e sensacionalismo. A iniciativa também busca inserir a pauta do feminicídio na esfera dos Direitos Humanos e da Responsabilidade Social.

O evento utiliza referências como o “Checklist para avaliar a cobertura jornalística de feminicídios” do Grupo Transverso da UFSC e pesquisas da coordenadora do Ariadnes, Karina Gomes Barbosa, sobre ética na cobertura de violência, que comenta sobre o objetivo da oficina:

“O Ariadnes é um observatório de mídia, gêneros e sexualidades que também atua na formação de estudantes e profissionais de jornalismo. Essa formação é voltada especialmente para o jornalismo local, por reconhecer suas particularidades e desafios diferentes dos grandes veículos. A oficina busca oferecer ferramentas e reflexões para aprimorar a cobertura sobre violências de gênero, como feminicídio, violência sexual, lesbocídio e transfeminicídio, promovendo um jornalismo com perspectiva de gênero e mais humanizado”, afirmou.

As inscrições podem ser feitas pelo link disponível em: https://forms.gle/bauddkJsoz8pKP7w8

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.