O espetáculo SER(tão), do grupo Movidos Dança, do Rio Grande do Norte, será apresentado em Ouro Preto e Mariana entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro, como parte da turnê nacional patrocinada pela Vale. A circulação inclui ainda Belo Horizonte e integra o circuito de apresentações do projeto que passou pelo Maranhão e será encerrado no Espírito Santo.
Com direção e coreografia de Mário Nascimento, do Corpo de Dança do Amazonas, e direção artística de Anderson Leão, a montagem traz à cena uma leitura contemporânea sobre o Nordeste e sua multiplicidade cultural. O espetáculo reúne cinco bailarinos e propõe uma abordagem sobre identidade e diversidade corporal, com intérpretes de Libras, audiodescrição e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou sensibilidade sonora.
Em Mariana, a programação começa na quarta-feira (29), com as oficinas Movidos à Dança, ministradas no CineTeatro Municipal, às 19h e às 20h30. A primeira apresentação ocorre no mesmo local, na quinta-feira (30), às 14h. O grupo retorna à cidade no sábado (1º de novembro) para nova sessão, às 20h.
Em Ouro Preto, o espetáculo será apresentado na Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto, na sexta-feira (31), às 20h. Na segunda-feira (3), o grupo realiza uma oficina de dança, às 14h, e retorna ao palco na terça-feira (4), às 15h, também na Casa da Ópera.
A turnê segue para Belo Horizonte, com apresentações no Teatro Marília, nos dias 5 e 6 de novembro, e encerramento no Sesc Tupinambás, no dia 7, com oficina das 9h às 12h e espetáculo às 19h.
O projeto é uma realização do Movidos Dança, com produção da Alma do Minho e patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Criado e dirigido por Mário Nascimento, SER(tão) combina elementos do forró, xaxado, baião e música eletrônica, e busca apresentar uma reflexão sobre o Brasil profundo, em diálogo com as tradições e transformações do país. As oficinas e apresentações são gratuitas e abertas ao público