Arquidiocese de Mariana divulga novas nomeações e mudanças pastorais

Padre José Geraldo assume interinamente o DACOM e paróquias passam por alterações de administração

A Arquidiocese de Mariana anunciou, nesta sexta-feira (19), uma série de nomeações e alterações em ofícios eclesiásticos. As decisões foram tomadas pelo arcebispo metropolitano, Dom Airton José dos Santos, levando em consideração as necessidades pastorais e a adequada distribuição dos serviços na Arquidiocese, conforme a disciplina da Igreja, o Direito Particular e os costumes locais.

Entre as principais nomeações, o padre José Geraldo de Oliveira foi designado diretor interino do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (DACOM). A nova função será exercida sem prejuízo de sua atual provisão como coordenador arquidiocesano de Pastoral.

Já o padre Antônio Carlos Martins Ribeiro solicitou afastamento da Paróquia São Silvestre, a partir do dia 16 de dezembro de 2025. Segundo a Arquidiocese, o pedido foi feito por razões pessoais e para cuidados com a saúde.

Para garantir a continuidade dos trabalhos pastorais, o padre Luiz da Paixão Rodrigues foi nomeado administrador paroquial, Sede Vacante, da Paróquia São Silvestre, em Viçosa.

Outra mudança anunciada envolve o padre D’Artagnan de Almeida Barcelos, que passa a exercer a função de pároco da Paróquia São Pedro, em Ponte Nova. Além disso, ele também foi nomeado professor do Curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes, em Mariana, função que exercerá simultaneamente ao novo encargo paroquial.

As nomeações foram oficializadas em Mariana, nesta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, data que marca a sexta-feira da III Semana do Advento. Os atos de governo serão regulamentados posteriormente por meio de decretos específicos.

Leia também

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.

Ouvindo...