A Acadêmicos de São Cristóvão, escola tradicional de Ouro Preto, se prepara para o Carnaval de 2026 com o enredo Eu Sou a Revolução. Em 2025, a escola conquistou o título do desfile ao homenagear as benzedeiras do município.
O enredo de 2026 contará a história de Francisca Mina, mulher negra do século XVIII, vinda da costa da Mina e trazida escravizada para Vila Rica. Ela se uniu a Felipe dos Santos e participou de movimentos contra a cobrança do quinto e pela liberdade dos escravizados, unindo pessoas de diferentes origens em um mesmo propósito, antes da Inconfidência Mineira.
O carnavalesco Walessy Faria detalhou o lançamento:
“No dia 21 de dezembro, lançaremos o samba-enredo que conta a história de Francisca Mina, mulher negra do século XVIII que chegou a Vila Rica escravizada. Ela se uniu a Felipe dos Santos e teve papel nos movimentos contra a cobrança do quinto e pela liberdade dos escravizados, que antecederam a Inconfidência Mineira. O samba será apresentado com segmentos da escola e com a participação da Escola de Samba Inconfidência Mineira, mostrando a importância da liderança feminina na história da nossa cidade”, disse.
O evento será aberto à comunidade e marcará o início dos preparativos da escola para o desfile do próximo ano, com o objetivo de valorizar a liderança feminina e a participação histórica de Francisca Mina.