Ouvindo...

8ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce reúne romeiros em Mariana (MG)

Evento em 9 de novembro abordará memória, justiça e esperança após o rompimento da barragem de Fundão, em 2015

Mais de 6 mil pessoas devem participar da 8ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, em Mariana (MG). O evento tem o tema “Bacia do Rio Doce, nossa ‘Casa Comum’” e o lema “10 anos do crime: memória, justiça e esperança”, e marca o acompanhamento das vítimas e dos impactos do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015.

O encontro será realizado no dia 9 de novembro, com concentração às 6h na Praça dos Ferroviários. A programação começará com café comunitário e a primeira fala dedicada à Memória, momento de recordação das vítimas e das consequências do rompimento. A caminhada seguirá em direção à Praça Minas Gerais, conduzindo imagens de São Bento, São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Abadia das Águas Sujas, além de estandartes de dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, dom Geraldo Lyrio Rocha, dom Antônio Ferreira Viçoso e beata Izabel Cristina Mrad Campos.

No segundo momento, próximo ao rio Ribeirão do Carmo, será feita reflexão sobre Justiça, abordando indenizações e compensações pelos danos sociais e ambientais. O terceiro momento, na Praça da Sé, terá o tema Esperança, voltado ao compromisso com a Ecologia Integral. O encontro será finalizado com a celebração da Santa Missa na Praça Minas Gerais.

O evento é organizado pela Província Eclesiástica de Mariana, composta pelas dioceses de Mariana, Governador Valadares, Itabira-Coronel Fabriciano e Caratinga. Participarão atingidos da Bacia do Rio Doce, movimentos sociais, pastorais, dimensões arquidiocesanas e o Ministério Público de Minas Gerais.

Antes do dia 9, haverá programação de formação e atos memoriais, incluindo visita a áreas atingidas pela lama, Tríduo Preparatório na Catedral da Sé e seminário sobre mineração na Faculdade Dom Luciano Mendes.

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.