Com mais de 3 séculos de tradição, os tradicionais doces do distrito de São Bartolomeu, conhecido como a terra da goiabada cascão, foram reconhecidos como de importância para o setor cultural de Minas Gerais.
O modo de fazer artesanal, o doce de goiaba teve seu modo de fazer registrado como patrimônio imaterial de Ouro Preto, desde 2008.
O projeto de lei do deputado estadual Leleco Pimentel (PT) reconhece como de relevante interesse cultural do Estado de Minas Gerais a tradição doceira do ‘Caminho dos Doces’, no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto.
‘Alegria em compartilhar com os nossos conterrâneos de Ouro Preto mais este projeto de lei aprovado da nossa luta, que tem sido também muito intensa e procurando sempre a justiça e lutar para que a gente possa reconhecer processos culturais que levam o nosso povo ao reencantamento, pela agricultura, pela terra, pelo cuidado com a casa comum, com as águas’, disse o deputado.