A
Em entrevista à Itatiaia, a coordenadora do Núcleo de Imunização do Sesi-MG, Luciana Soares Souza, ressaltou a importância do engajamento do setor privado. “Quanto maior a cobertura vacinal, menor é a ocorrência de doenças e as chances do seu agravamento, o que reduz internações e óbitos”, afirmou.
Benefícios para empresas e funcionários
Ao adotar políticas de incentivo à vacinação, as empresas não apenas contribuem para a saúde coletiva, mas também obtêm vantagens diretas. A redução do
Um ambiente de trabalho com alta cobertura vacinal se torna mais seguro para todos, especialmente para aqueles com sistema imunológico comprometido. Estudos apontam que a vacinação no local de trabalho pode gerar uma economia significativa para os empregadores por meio da redução de custos médicos e da perda de produtividade.
Estratégias para facilitar o acesso
Existem diversas maneiras pelas quais as empresas podem facilitar o acesso à vacinação para seus colaboradores. A oferta de vacinas no próprio local de trabalho é uma das mais eficazes, eliminando a necessidade de deslocamento e otimizando o tempo do funcionário.
Outras estratégias incluem a flexibilização de horários para que os trabalhadores possam se dirigir a um posto de saúde e a promoção de uma comunicação interna clara sobre a importância de se imunizar, desmistificando informações falsas e incentivando a adesão. “As empresas podem contribuir [...] permitindo horários flexíveis para que seus trabalhadores se vacinem ou promovendo uma comunicação clara e acessível sobre a importância da imunização”, explicou Luciana Soares Souza.
Garanta a vacinação da sua equipe com apoio do SESI VIDA.