Ouvindo...

Vacinação nas empresas: saiba como iniciativa pode salvar vidas

Facilitar o acesso à vacinação no ambiente de trabalho, conforme destaca a coordenadora do Núcleo de Imunização do Sesi-MG, Luciana Soares Souza, não só protege os trabalhadores, mas também diminui o absenteísmo e os custos com saúde.

A imunização é uma das ações de saúde mais eficazes na redução da mortalidade

A vacinação é uma ferramenta fundamental para a saúde pública, responsável por evitar entre 3,5 e 5 milhões de mortes por ano em todo o mundo, é o que aponta o relatório “World health statistics 2025" publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A alta cobertura vacinal em uma população diminui a circulação de doenças, reduzindo hospitalizações e óbitos. Nesse cenário, as empresas desempenham um papel crucial ao promover e facilitar o acesso de seus funcionários à imunização.

Em entrevista à Itatiaia, a coordenadora do Núcleo de Imunização do Sesi-MG, Luciana Soares Souza, ressaltou a importância do engajamento do setor privado. “Quanto maior a cobertura vacinal, menor é a ocorrência de doenças e as chances do seu agravamento, o que reduz internações e óbitos”, afirmou.

Benefícios para empresas e funcionários

Ao adotar políticas de incentivo à vacinação, as empresas não apenas contribuem para a saúde coletiva, mas também obtêm vantagens diretas. A redução do absenteísmo é um dos principais benefícios, uma vez que trabalhadores imunizados ficam menos suscetíveis a doenças como a gripe, que anualmente afeta uma parcela significativa da força de trabalho.

Um ambiente de trabalho com alta cobertura vacinal se torna mais seguro para todos, especialmente para aqueles com sistema imunológico comprometido. Estudos apontam que a vacinação no local de trabalho pode gerar uma economia significativa para os empregadores por meio da redução de custos médicos e da perda de produtividade.

Leia também

Estratégias para facilitar o acesso

Existem diversas maneiras pelas quais as empresas podem facilitar o acesso à vacinação para seus colaboradores. A oferta de vacinas no próprio local de trabalho é uma das mais eficazes, eliminando a necessidade de deslocamento e otimizando o tempo do funcionário.

Outras estratégias incluem a flexibilização de horários para que os trabalhadores possam se dirigir a um posto de saúde e a promoção de uma comunicação interna clara sobre a importância de se imunizar, desmistificando informações falsas e incentivando a adesão. “As empresas podem contribuir [...] permitindo horários flexíveis para que seus trabalhadores se vacinem ou promovendo uma comunicação clara e acessível sobre a importância da imunização”, explicou Luciana Soares Souza.

Garanta a vacinação da sua equipe com apoio do SESI VIDA. Clique para saber mais.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.