Ouvindo...

Tensão EUA x Venezuela: Lula denuncia presença militar dos EUA no Caribe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) denunciou, nesta segunda-feira (8), as recentes mobilizações militares dos EUA no Caribe

Com a crescente tensão entre EUA e Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) denunciou, nesta segunda-feira (8), a presença militar dos Estados Unidos em águas do sul do Caribe.

Os Estados Unidos enviaram navios de guerra com 4 mil efetivos da Marinha ao Mar do Caribe, próximo à Venezuela, e enviaram no fim de semana uma dezena de caças F-35 a Porto Rico como parte de uma operação antidrogas.

A Venezuela, por outrolado, aumentou o número de tropas na fronteira e Nicolás Maduro mobiliza os venezuelanos para se alistarem e fala em luta armada. Apesar disso, Donald Trump afirma que a operação no Caribe é para o combate aos cartéis de drogas.

“A presença de forças armadas da maior potência do mundo no Mar do Caribe é fator de tensão incompatível com a vocação pacífica da região”, disse o presidente Lula, ao abrir uma reunião virtual do Brics nesta segunda (8).

Além de Lula, participaram o presidente chinês, Xi Jinping, e o russo, Vladimir Putin, ambos aliados da Venezuela. Trump disse recentemente que os EUA perderam Índia e Rússia para a ‘sombria’ China.

A mobilização coincide ainda com o aumento para 50 milhões de dólares (R$ 271 milhões) da recompensa por informações que levem à captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a quem Washington acusa de vínculos com o narcotráfico

*Com AFP

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo