Agora no rádio...

Ouvindo...

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Presidente do Irã diz que EUA e Israel ‘não podem impor aspirações injustas à força’

Declaração veio após o acordo de um cessar fogo entre os dois países, divulgado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Da esquerda para a direita, uma foto divulgada pelo site oficial do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei; o presidente dos EUA, Donald Trump e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, declarou, nesta terça-feira (24), que Israel e Estados Unidos “não podem impor aspirações injustas à força”, com a entrada em vigor de um cessar-fogo entre o Irã e Israel.

A trégua veio após 12 dias de guerra entre os dois países do oriente médio. O comunicado foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na noite desta segunda-feira (23), na rede social Truth Social.

Pezeshkian, em um telefonema com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed, afirmou que o Irã se viu forçado a entrar no conflito militar como forma de defesa.

Leia também

“A República Islâmica do Irã se viu forçada a entrar no conflito militar para se defender, e espero que nunca mais nos vejamos obrigados a combater”, acrescentou o presidente irariano, segundo a agência oficial de notícias iraniana Irna.

O Exército iraniano negou ainda o lançamento de mísseis “nas últimas horas” e, em seguida, acusou Israel de ter atacado seu território após o anúncio da trégua. O chefe do Estado-Maior General das Forças de Defesa de Israel (IDF) diz que os militares “responderão com força” ao que chamam de “grave violação” do Irã.

Conflito Israel x Irã

O conflito entre Israel e Irã teve início no dia 13 de junho, após Israel lançar um “ataque preventivo” contra o Irã. A República Islâmica devolveu o ataque horas depois e realizou ataques aéreos com mísseis e drones em Israel.

Os dois países continuaram os ataques até que os Estados Unidos utilizaram super bomba antinbunker MOP GBU-57 nas instalações nucleares iranianas. Apesar do envolvimento, Trump continua defendendo o cessa-fogo em seu perfil do X (antigo Twitter).

Com informações da AFP

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo