O
O ministro das Relações Exteriores do Irã disse anteriormente que o país só interromperia os ataques se Israel fizesse o mesmo. O chefe do Estado-Maior General das Forças de Defesa de Israel (IDF) diz que os militares “responderão com força” ao que chamam de “grave violação” do Irã.
“Diante da grave violação do cessar-fogo realizada pelo regime iraniano, responderemos com força”, disse Eyal Zamir em uma publicação no X (antigo Twitter). O Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, Abdolrahim Mousavi, negou ter disparado qualquer míssil contra Israel nas últimas horas, de acordo com a mídia estatal iraniana.
Vale lembrar que o
‘Irã está enfraquecido’, aponta professor sobre motivo do cessar-fogo com Israel Trump chama resposta do Irã de ‘muito fraca’ e agradece aviso antes de bombardeio Líder supremo do Irã, Aiatolá Khamenei adota medidas extraordinárias após ataques dos EUA
“Parabéns a todos! Foi plenamente acordado entre Israel e Irã que haverá um CESSAR-FOGO completo e total (em aproximadamente 6 horas a partir de agora, quando Israel e Irã tiverem se acalmado e concluído suas missões finais em andamento), momento em que a guerra será considerada ENCERRADA”, diz Trump em post afirmando que a guerra “acabou”.
“Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá! Deus abençoe Israel, Deus abençoe o Irã, Deus abençoe o Oriente Médio, Deus abençoe os Estados Unidos da América e Deus abençoe o mundo”, concluiu na rede social.
Exército de Israel e mídia iraniana confirmaram que a trégua começou nesta terça (24). Antes do início da interrupção, ataques mataram 4 em Israel e 9 no Irã. Nessa segunda-feira (23), o Irã atacou uma base militar americana no Catar. Ninguém se feriu. O espaço aéreo da região foi fechado e companhias aéreas cancelaram ou remanejaram voos.
Os EUA entraram no conflito entre Israel e Irã e realizaram ataques contra três instalações nucleares iranianas no sábado (21). O presidente americano descreveu a operação como “bem-sucedida”.
Guerra Israel X Irã
O conflito iniciou no dia 13 de junho quando
‘Tenho mais medo da fome e das doenças que dos bombardeios’, diz civil em Gaza
Desde então, os dois países trocam ataques e ameaças. No sábado (22) o conflito ganhou mais um capítulo com o a ataque dos