O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu ao Irã por avisar dos planos de atacar a base de Al Udeid, no Catar, nesta segunda-feira (23). O republicano também classificou o ataque como ‘fraco’, já que nenhum míssil atingiu as instalações - os disparos foram considerados como um ‘aviso’ de que o Irã não vai se render após os EUA terem atacado três instalações nucleares no fim de semana.
“Nenhum americano foi ferido, e quase nenhum dano foi causado. Quero agradecer ao Irã por nos avisar com antecedência, o que tornou possível que nenhuma vida fosse perdida e ninguém ficasse ferido”, escreveu Trump na rede social Truth Social.
Ataque do Irã a base americana no Catar afetou voos e fechou espaço aéreo do Oriente Médio Mísseis lançados pelo Irã no Catar foram interceptados, diz porta-voz Catar condena ataque do Irã a bases americanas no país e diz ter ‘direito de resposta’
Apesar do aviso das autoridades iranianas, o ataque não surpreendeu os EUA. O país já esperava uma resposta à
Aviso
Fontes da CNN Internacional ligadas a Teerã afirmam que a intenção do país era minimizar as baixasno Catar e preservar uma saída diplomática do conflito, mas ao mesmo tempo demonstrar o poderio militar.
Após a ofensiva, o Irã afirmou que “jamais deixará qualquer agressão contra sua integridade territorial, soberania ou segurança nacional sem resposta”.
Apesar do ataque às bases americanas ter acontecido dentro do território do Catar, o Irã revelou que está comprometido em manter uma boa relação com o país. Por isso, o exército iraniano teria lançado os mísseis para áreas “longe de instalações urbanas e áreas residenciais”, segundo afirmou o secretariado do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã.