Ao menos 26 voos comerciais com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Doha, no Catar, foram desviados após o fechamento do espaço aéreo do Oriente Médio nesta segunda-feira (23). A medida foi tomada após o
Alguns voos desviaram para outros aeroportos, enquanto outros retornaram ao aeroporto de partida. Dos 26 voos contabilizados, 22 tinham Doha como destino. Doze eram operados pela Qatar Airways.
Catar condena ataque do Irã a bases americanas no país e diz que não houve mortos ou feridos ‘Nunca vivi momento tão perigoso’, diz Celso Amorim sobre risco de nova guerra mundial
A companhia aérea egípcia EgyptAir também anunciou o cancelamento de todos os voos do Cairo para os países do Golfo “até que a situação na região se estabilize”.
“Devido aos eventos em andamento na região e ao fechamento do espaço aéreo em vários países do Golfo, os voos da EgyptAir do Aeroporto do Cairo para e a partir das cidades do Golfo e vice-versa foram cancelados até que a situação na região se estabilize”, disse a EgyptAir em um comunicado.
Horas após o ataque, o Kuwait e o Bahrein reabriram seus espaços aéreos. Nos Emirados Árabes Unidos, a autoridade aeroportuária de Dubai informou que retomou as operações em seus aeroportos. No entanto, os passageiros devem se atentar para possíveis atrasos ou cancelamentos.
O ataque
O Irã atacou uma base militar dos Estados Unidos no Catar nesta segunda-feira (23), informou a TV estatal iraniana. A ofensiva é uma retaliação ao
Os mísseis foram lançados pelo Irã contra a Base Aérea de Al Udeid, administrada pelos EUA, considerada a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio, abrigando 10 mil pessoas, entre militares e civis.
Segundo o Ministério da Defesa do Catar, o sistema de defesa aéreo interceptou “com sucesso” os mísseis lançados contra a Base Aérea de Al Udeid. A força ainda acrescentou que não houve mortos ou feridos.