Ouvindo...

Irã ataca base militar americana no Catar; estrutura é a maior dos EUA no Oriente Médio

Ofensiva é uma retaliação ao ataque promovido pelos EUA contra instalações nucleares iranianas no último sábado (21)

Mísseis foram lançados contra a Base Aérea de Al Udeid, no Catar

O Irã atacou uma base militar dos Estados Unidos no Catar nesta segunda-feira (23), informou a TV estatal iraniana. A ofensiva é uma retaliação ao ataque promovido pelos EUA contra instalações nucleares iranianas no último sábado (21).

Os mísseis foram lançados pelo Irã contra a Base Aérea de Al Udeid, administrada pelos EUA, considerada a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio, abrigando 10 mil pessoas, entre militares e civis.

As explosões chegaram a ser ouvidas em Doha, a capital do país. Em um comunicado, as Forças Armadas do Irã disseram que o país “enviou mísseis destrutivos e poderosos contra a base de Al Udaid no Catar”. O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica também classificou a ofensiva como um “poderoso e destrutivo ataque com mísseis”.

“A República Islâmica do Irã, confiando em Deus Todo-Poderoso e no povo fiel e orgulhoso do Irã, nunca deixará nenhuma agressão contra sua integridade territorial, soberania ou segurança nacional sem resposta”, disse a Guarda em um comunicado.

Leia também

Catar diz que interceptou mísseis e que ataque não deixou feridos

Segundo o Ministério da Defesa do Catar, o sistema de defesa aéreo interceptou “com sucesso” os mísseis lançados contra a Base Aérea de Al Udeid. A força ainda acrescentou que não houve mortos ou feridos.

Agora, os EUA passaram a monitorar os mísseis iranianos que estão sendo lançados em direção às instalações militares americanas no Catar e no Iraque, conforme fontes da CNN Internacional. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, e o presidente do Estado-Maior Conjunto, Dan Caine, acompanham a situação.

Mais cedo, a Casa Branca e o Departamento de Defesa já estavam se preparando para uma possível retaliação do Irã. As autoridades americanas já monitoravam potenciais ameaças de ataque à Base Aérea de Al Udeid, no Catar.

*Matéria em atualização
**Com informações de CNN Internacional

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.