O Irã atacou uma base militar dos Estados Unidos no Catar nesta segunda-feira (23), informou a TV estatal iraniana. A ofensiva é uma retaliação ao
Os mísseis foram lançados pelo Irã contra a Base Aérea de Al Udeid, administrada pelos EUA, considerada a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio, abrigando 10 mil pessoas, entre militares e civis.
Quem é Aiatolá Khamenei, líder supremo do Irã que ameaçou os Estados Unidos ‘Nunca vivi momento tão perigoso’, diz Celso Amorim sobre risco de nova guerra mundial
As explosões chegaram a ser ouvidas em Doha, a capital do país. Em um comunicado, as Forças Armadas do Irã disseram que o país “enviou mísseis destrutivos e poderosos contra a base de Al Udaid no Catar”. O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica também classificou a ofensiva como um “poderoso e destrutivo ataque com mísseis”.
“A República Islâmica do Irã, confiando em Deus Todo-Poderoso e no povo fiel e orgulhoso do Irã, nunca deixará nenhuma agressão contra sua integridade territorial, soberania ou segurança nacional sem resposta”, disse a Guarda em um comunicado.
Catar diz que interceptou mísseis e que ataque não deixou feridos
Segundo o Ministério da Defesa do Catar, o sistema de defesa aéreo interceptou “com sucesso” os mísseis lançados contra a Base Aérea de Al Udeid. A força ainda acrescentou que não houve mortos ou feridos.
Agora, os EUA passaram a monitorar os mísseis iranianos que estão sendo lançados em direção às instalações militares americanas no Catar e no Iraque, conforme fontes da CNN Internacional. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, e o presidente do Estado-Maior Conjunto, Dan Caine, acompanham a situação.
Mais cedo, a Casa Branca e o Departamento de Defesa já estavam se preparando para uma possível retaliação do Irã. As autoridades americanas já monitoravam potenciais ameaças de ataque à Base Aérea de Al Udeid, no Catar.
*Matéria em atualização
**Com informações de CNN Internacional