Exército mexicano mata narcotraficante ‘El Mencho’ em operação militar

Nemesio Oseguera Cervantes era líder de um dos cartéis mais poderosos do país; ele era considerado uma das figuras criminosas mais violentas

A confirmação da morte de El Mencho motivou incêndios em veículos e bloqueios de estradas no país

O narcotraficante mais procurado do México, Nemesio Oseguera Cervantes, foi morto em uma operação militar neste domingo (22). Conhecido como “El Mencho”, ele liderava um dos cartéis mais poderosos do país - o Cartel Jalisco Neuva Geranción (CJNG) - e era considerado uma das figuras mais violentas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa Nacional.

Diversas autoridades mexicanas participaram da ação, como o Centro Nacional de Inteligência e a Procuradoria-Geral da República (FEMDO), além das Forças Especiais do Exército Mexicano e cooperação dos Estados Unidos. A operação em Tapalpa e, inicialmente, tinha como objetivo a prisão de El Mencho.

Após a confirmação da morte do narcotraficante, imagens registraram incêndios de veículos e bloqueios de estradas no Estado de Jalisco, no Oeste do país. Confira:

O Ministério da Defesa Nacional, em comunicado nas redes sociais, compartilhou que militares foram atacados e “em defesa de sua integridade, replicaram a agressão.” Além de El Mencho, outros seis integrantes do CJNG foram mortos, que ainda não tiveram as identidades divulgadas.

Dois membros da organização, que sobreviveram, foram presos e diversas armas e veículos blindados foram apreendidos, incluindo lançadores de foguetes, informou a Defesa do México. Durante a ação, três militares ficaram feridos e foram transferidos para unidades de saúde na Cidade do México.

Articulação dos Estados Unidos

Autoridades mexicanas confirmaram que a ação teve apoio dos Estados Unidos. O Departamento de Estado do país norte-americano já havia publicado que a corporação estava oferecendo uma recompensa de até US$ 15 milhões por informações que levassem à prisão e/ou condenação de El Mencho.

Cartel Jalisco Neuva Geranción

O Cartel Jalisco Neuva Geranción (CJNG) foi criado em 2009 e se tornou um dos cartéis de drogas mais violentos do México. O Departamento de Estado dos EUA divulgou que o grupo pode possuir a maior capacidade e de tráfico de cocaína, heroína e metanfetamina do país e, nos últimos anos, também passou a traficar fentanil para os Estados Unidos.

Nemesio Oseguera Cervantes era o líder do CJNG, sendo o responsável por diversos homicídios contra grupos rivais de narcotráfico e policiais mexicanos, ainda segundo o Departamento de Estado norte-americano. Mais recentemente, agentes do cartel teriam se envolvido em tentativas de assassinato de autoridades do governo do México.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.
Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ouvindo...