‘Paz não pode ser adiada': papa Leão XIV faz apelo pelo fim do conflito entre Rússia e Ucrânia

Fala acontece poucos dias antes do conflito completar quatro anos; pontífice pede para ‘calarem as armas’

Papa Leão XIV

O papa Leão XIV fez um apelo pela paz na Ucrânia, após a oração do Angelus neste domingo (22). A fala acontece às vésperas do maior conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial completar quatro anos de duração.

Durante a mensagem semanal do pontífice aos peregrinos na Praça de São Pedro, no Vaticano, ele disse que seu “coração se comove novamente com a situação dramática que todos podem ver”. Leão XIV destacou qeu a paz não pode ser adiada e deve encontrar espaço nos corações, transformando-se em decisões responsáveis.

Conflito completa quatro anos

A guerra teve início em 22 de fevereiro de 2022, quando a Rússia lançou uma invasão em larga escala contra a Ucrânia. Desde então, o conflito provocou dezenas de milhares de mortos e feridos, destruiu cidades inteiras e forçou milhões de pessoas a se deslocarem dentro e fora do país. Até agora, Moscou invadiu cerca de 20% do território ucraniano.

Na frente diplomática, diversas rodadas de negociações foram realizadas no início deste ano. Os Estados Unidos têm sido intermediador de um possível acordo de cessasr-fogo entre os países, mas não houve nenhum progresso até o momento.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...