Ouvindo...

Líderes de cartel do México são sancionados por terrorismo e tráfico de armas nos EUA

Miguel Angel de Anda Ledezma e Ricardo Gonzalez Sauceda são apontados como líderes do Cartel del Noreste (CDN)

Líderes de cartel foram presos com armas

Dois líderes do Cartel del Noreste (CDN), também conhecido como Los Zetas, foram sancionados pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos nesta quarta-feira (21). O grupo é classificado como organização terrorista estrangeira para o país norte-americano.

De acordo com o Tesouro, o CDN é ‘uma das organizações de tráfico de drogas mais violentas do México’ tem forte presença entre Laredo (EUA) e Nuevo Laredo (México).

Um dos acusados, Miguel Angel de Anda Ledezma, supervisionava a aquisição de armas e munições para o cartel e coordenou entregas para Nuevo Laredo com armas adquiridas por meio de compradores de fachada nos EUA.

Leia também

Já o outro, Ricardo Gonzalez Sauceda, era o segundo na hierarquia do cartel até ser preso no México em fevereiro. Ele ‘liderava um braço armado do CDN’ e esteve envolvido em ações contra forças policiais e militares. Com ele, foram apreendidos um fuzil, uma pistola, 300g de metanfetamina e 1.500 comprimidos de fentanil.

As ações fazem parte de uma estratégia ampla do governo Trump para ‘eliminar totalmente os cartéis’, conforme afirmou o Tesouro dos EUA. “O CDN e seus líderes têm conduzido uma violenta campanha de intimidação, sequestro e terrorismo, ameaçando comunidades em ambos os lados da nossa fronteira sul”, afirmou Scott Bessent, secretário do Tesouro.

O cartel é acusado de envolvimento em extorsões, sequestros e assassinatos, tráfico de drogas, tráfico de pessoas, tráfico de armas, lavagem de dinheiro e roubo de veículos e petróleo.

*Com AFP e Estadão

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.