Dois líderes do Cartel del Noreste (CDN), também conhecido como Los Zetas, foram sancionados pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos nesta quarta-feira (21). O grupo é classificado como organização terrorista estrangeira para o país norte-americano.
De acordo com o Tesouro, o CDN é ‘uma das organizações de tráfico de drogas mais violentas do México’ tem forte presença entre Laredo (EUA) e Nuevo Laredo (México).
Um dos acusados, Miguel Angel de Anda Ledezma, supervisionava a aquisição de armas e munições para o cartel e coordenou entregas para Nuevo Laredo com armas adquiridas por meio de compradores de fachada nos EUA.
MPMG mira suposto cartel no transporte público de cidades mineiras Líder de cartel é suspeito de assassinar influenciadora a tiros em live Traficante ligado ao PCC, às Farc e a cartéis mexicanos é preso em Uberlândia (MG)
Já o outro, Ricardo Gonzalez Sauceda, era o segundo na hierarquia do cartel até ser preso no México em fevereiro. Ele ‘liderava um braço armado do CDN’ e esteve envolvido em ações contra forças policiais e militares. Com ele, foram apreendidos um fuzil, uma pistola, 300g de metanfetamina e 1.500 comprimidos de fentanil.
As ações fazem parte de uma estratégia ampla do governo Trump para ‘eliminar totalmente os cartéis’, conforme afirmou o Tesouro dos EUA. “O CDN e seus líderes têm conduzido uma violenta campanha de intimidação, sequestro e terrorismo, ameaçando comunidades em ambos os lados da nossa fronteira sul”, afirmou Scott Bessent, secretário do Tesouro.
O cartel é acusado de envolvimento em extorsões, sequestros e assassinatos, tráfico de drogas, tráfico de pessoas, tráfico de armas, lavagem de dinheiro e roubo de veículos e petróleo.
*Com AFP e Estadão