O Catar repudiou o
Diante da ofensiva iraniana, o governo do Catar repudiou a ação, chamando-a de “uma flagrante violação da soberania e do espaço aéreo do Catar”. Apesar do ataque ter sido direcionado a maior base militar dos EUA no Oriente Médio, comportando 10 mil pessoas entre militares e civis, não houve mortos ou feridos.
Quem é Aiatolá Khamenei, líder supremo do Irã que ameaçou os Estados Unidos ‘Nunca vivi momento tão perigoso’, diz Celso Amorim sobre risco de nova guerra mundial
As autoridades locais também disseram que o país tem “direito de resposta imediata”.
“Afirmamos que o estado do Catar reserva-se o direito de responder diretamente, proporcionalmente à natureza e à escala desta agressão flagrante e de acordo com o direito internacional”, disse Majed Al-Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, em um comunicado.
O país também afirma que conseguiu interceptar “com sucesso” os mísseis enviados pelo Irã. “Temos certeza de que as defesas aéreas do Catar frustraram o ataque e interceptaram com sucesso os mísseis iranianos. Uma declaração esclarecendo as circunstâncias do ataque será emitida posteriormente pelo Ministério da Defesa”, disse Al-Ansari.