Ouvindo...

Mísseis lançados pelo Irã no Catar foram interceptados, diz porta-voz

A base militar dos Estados Unidos foi evacuada antes do ataque devido às tensões na região

Mísseis do Irã são vistos em Doha, no Catar

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al-Ansari, afirmou nesta segunda-feira (23) que os mísseis disparados pelo Irã à Base Aérea de Al Udeid foram interceptados. O ataque não deixou feridos, nem mortos, ainda de acordo com o conselheiro do primeiro-ministro do país.

“Estamos seguros de que as defesas aéreas do Catar frustraram o ataque e interceptaram com sucesso os mísseis iranianos”, disse o porta-voz em um comunicado publicado no X.

Al-Ansari disse, ainda, que o país tem o ‘direito de responder diretamente de forma proporcional à natureza e à escala’ da ação e ‘em conformidade com o direito internacional’.

A base militar dos Estados Unidos foi evacuada antes do ataque conforme as medidas de segurança e precaução aprovadas, devido às tensões na região, principalmente após o ataque dos Estados Unidos ao Irã.

Leia também

Leia o comunicado na íntegra:

“Expressamos a firme condenação do Estado do Catar ao ataque à Base Aérea de Al Udeid pelo Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana, e o consideramos uma flagrante violação da soberania e do espaço aéreo do Estado do Catar, bem como do direito internacional e da Carta das Nações Unidas. Afirmamos que o Estado do Catar se reserva o direito de responder diretamente de forma proporcional à natureza e à escala desta flagrante agressão e em conformidade com o direito internacional. Estamos seguros de que as defesas aéreas do Catar frustraram o ataque e interceptaram com sucesso os mísseis iranianos. O Ministério da Defesa emitirá um comunicado esclarecendo as circunstâncias do ataque posteriormente.

Afirmamos também que a continuação de tais ações militares em escalada minará a segurança e a estabilidade na região e a arrastará para situações que terão repercussões desastrosas para a paz e a segurança internacionais. Apelamos à cessação imediata de todas as ações militares e ao retorno sério à mesa de negociações e ao diálogo.

Ressaltamos que o Estado do Catar foi um dos primeiros países a alertar sobre as consequências da escalada israelense na região*, apelando à prioridade de soluções diplomáticas e aderindo aos princípios de boa vizinhança e não escalada, afirmando que o diálogo é o único caminho para superar as crises atuais e preservar a segurança da região e a paz de seus povos.

A base havia sido evacuada anteriormente, de acordo com as medidas de segurança e precaução aprovadas, em vista das tensões atualmente prevalecentes na região. Todas as medidas necessárias foram tomadas para garantir a segurança do pessoal da base, incluindo membros das Forças Armadas do Catar, forças amigas e outros. Ele confirmou que não houve feridos ou perdas humanas em decorrência do ataque.”

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.