Papa faz reuniões com cardeais de todo mundo em busca de união da Igreja

Encontros extraordinários ocorrem para debater assuntos eclesiais considerados importantes

Papa Leão XIV se reunirá durante dois dias com cardeais de todo o mundo para promover união na Igreja

O papa Leão XIV se encontra com cardeais de todo o mundo no Vaticano, entre quarta (7) e quinta-feira (8), como forma de resposta aos pedidos de uma governança mais coletiva da Igreja Católica, crítica feita ao antecessor, Francisco, durante os 12 anos de papado por ser considerado uma figura “personalista”.

O encontro dos 245 cardeais é o primeiro consistório - reunião formal do papa com o Colégio de Cardeais - desde a eleição de Leão XIV como pontífice em maio de 2025, após a morte de Francisco. Segundo fontes da agência France-Presse, os cardeais desejam maior papel de liderança da Igreja de forma mundial.

Não há uma agenda definida para o encontro, mas o Vaticano declarou em um comunicado à imprensa que o objetivo é oferecer “apoio e conselhos ao Santo Padre no exercício de sua alta e delicada responsabilidade de governar a Igreja universal”.

Ainda de acordo com a nota publicada, o evento “será marcado por momentos de comunhão e fraternidade, bem como momentos dedicados à reflexão, partilha e oração”.

Esta é uma reunião considerada extraordinária e pode servir para discutir importantes assuntos eclesiais. Os consistórios rotineiros, geralmente, são realizados para nomear novos cardeais, o mais alto grau do clero.

Papa Francisco realizou apenas um consistório extraordinário e preferiu liderar a Igreja com um pequeno grupo com cerca de 12 cardeais.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...