Trump determina saída dos EUA de 66 organizações internacionais: ‘Não servem mais’

Casa Branca divulgou que decisão afeta 31 entidades da ONU

Trump determina saída dos EUA de 66 organizações internacionais: ‘Não servem mais’

A Casa Branca divulgou nesta terça-feira (7) que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, assinou um decreto para retirar o país de 66 organizações internacionais.

Em um comunicado publicado na rede social X (antigo Twitter), o governo estadunidense afirmou que as entidades “não servem mais aos interesses” nacionais.

Além disso, o anúncio detalhou que a ordem afeta 31 órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras 35 entidades não pertencentes à ONU. As entidades escolhidas não foram nomeadas.

EUA já deixaram outras organizações internacionais

Desde o início de seu segundo mandato, Trump retirou os EUA de uma série de outras organizações internacionais, como da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Além disso, os Estados Unidos deixaram, em janeiro de 2025, o Acordo de Paris. Na época, Lula, presidente do Brasil, chamou a decisão de “regressão para a civilização humana”.

Leia também

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.

Ouvindo...