Ouvindo...

Papa Leão XIV recebe presidente de Israel e fala sobre ‘solução de dois Estados’

O no encontro desta quinta-feira (4), o pontífice pediu um cessar-fogo urgente e entrada de ajuda humanitária em Gaza

O estadunidense papa Leão XIV, segundo americano a se tornar líder da igreja católica.

O papa Leão XIV se encontrou, nesta quinta-feira (4), com o presidente de Israel, Isaac Herzog, no Vaticano, em Roma. O pontífice pediu um cessar-fogo urgente e falou sobre solução de dois Estados.

A situação no Oriente Médio e, em particular, a tragédia de Gaza foi o principal motivo do encontro, segundo informações do Vaticano. O papa pediu a Herzog “a libertação de todos os reféns” e reiterou, por parte da Santa Sé, a “solução dos dois Estados como única saída para a guerra”.

Quanto à solução dos dois estados, Leão XIV falou sobre “assegurar um futuro ao povo palestino e a paz e estabilidade da região”. Ele também citou o que está acontecendo na Cisjordânia e a questão da cidade de Jerusalém.

Foi abordado ainda o apoio da comunidade internacional, sobretudo a ação das comunidades cristãs, e a entrada segura de ajuda humanitária nas zonas mais afetadas para garantir o pleno respeito do direito humanitário.

Leia também

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo