Ouvindo...

Papa Leão XIV diz que comunidade LGBTQIA+ será acolhida, mas a igreja ‘continuará como está'

Conhecido por ser um dos ‘seguidores’ de Francisco, o pontífice continuará com o ideal de acolher a todos

Papa Leão XIV

Em sua primeira entrevista desde que assumiu o pontificado, o Papa Leão XIV abordou diversos assuntos polêmicos, entre eles o acolhimento de pessoas LGBTQIAPN+ pela Igreja Católica. A fala foi publicada nesta quinta-feira (18) pelo Vaticano.

Conhecido por ser um dos ‘seguidores’ de Francisco, o pontífice continuará com o ideal de acolher a todos. Ele afirmou que não quer promover a polarização na igreja e que ‘certamente, podemos abençoar a todos, mas não devemos buscar uma maneira de ritualizar qualquer bênção’.

O papa, porém, descartou mudanças relacionadas à comunidade na Igreja. “Acho altamente improvável, certamente num futuro próximo, que a Doutrina da Igreja mude em termos do que a Igreja ensina sobre sexualidade, o que a Igreja ensina sobre o matrimônio [...] de uma família composta por um homem e uma mulher abençoados no sacramento do matrimônio”, disse.

Leia também

Outros assuntos

Leão XIV novamente denunciou a situação ‘terrível’ em Gaza, porém, se recusou a dar qualquer declaração sobre a definição de genocídio durante a entrevista.

Sobre a ordenação feminina, o pontífice negou uma mudança. Ele afirmou que ‘seguirá os passos de Francisco, nomeando mulheres para cargos de liderança em vários níveis da vida da igreja’.

Ele também falou sobre os escândalos de abuso sexual na Igreja Católica, sobre seu país natal, os Estados Unidos, e sobre a China. Clique aqui e leia sobre tudo o que o papa falou.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.