Ouvindo...

Estados Unidos chegam a acordo com a China sobre o TikTok

O acordo não foi divulgado até o momento; Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o presidente Donald Trump confirmaram o acordo

TikTok

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um acordo com a China nesta segunda-feira (15) para que o TikTok continue operando no país. A informação foi dada pelo Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.

Além disso, o secretário afirmou que Trump se reunirá com Xi Jinping na sexta-feira (19) para oficializar o acordo.

“O presidente Trump desempenhou um papel nisso. Tivemos uma conversa telefônica com ele ontem à noite, recebemos orientações específicas dele e as compartilhamos com nossos colegas chineses. Sem sua liderança e a influência que ele proporciona, não teríamos conseguido fechar o acordo hoje”, disse Bessent em Madri, na Espanha.

“Estávamos muito focados no TikTok e em garantir que fosse um acordo justo para os chineses e que respeitasse totalmente as preocupações com a segurança nacional dos EUA, e foi esse o acordo que alcançamos. E, claro, queremos garantir que os chineses tenham um ambiente justo e de investimento nos Estados Unidos, mas sempre com a segurança nacional dos EUA em primeiro lugar”, completou.

Leia também

O acordo não foi divulgado pelo secretário.

Hoje é o segundo dia de negociações entre China e os Estados Unidos em Madri, na Espanha. Diplomatas de ambos os países se reuniram para discutir comércio e outros assuntos, entre eles o TikTok.

Os EUA têm uma ‘guerra’ com o TikTok há anos. O país chegou a proibir o aplicativo sob a condição de que a chinesa ByteDance o vendesse, que é muito popular nos Estados Unidos.

O presidente Trump afirmou que a ‘grande reunião comercial na Europa entre os EUA e a China ocorreu muito bem’. “Também foi fechado um acordo sobre uma ‘certa’ empresa que os jovens do nosso país queriam muito salvar. Eles ficarão muito felizes! Falarei com o Presidente Xi na sexta-feira. O relacionamento continua muito forte!”, publicou Trump no Truth Social.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.